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Um tempo para si mesmo

BRUNA SANTORO MILANI | CRP 06/126178
Psicóloga (PUC-SP)

Olá pessoal, como vocês estão?
Hoje vou falar sobre saúde mental. Acredito que não seja fundamental nesse momento expor os conceitos das doenças mentais/emocionais existentes, pois mais importante do que vocês saberem a definição delas, é vocês perceberem os momentos em que as mesmas aparecem em suas vidas. Essa é uma das principais razões pela qual sempre menciono aqui a importância de uma constância no processo de autoconhecimento.
Quando um paciente chega a minha clínica, faço questão de perguntar como é sua rotina, e na maioria das vezes a pessoa se encontra em uma rotina exaustiva, como se fosse um ciclo sem fim, muitas vezes inclusive, sem propósito afinal. Quantas vezes você se viu nessa situação?
Acontece que as pessoas ligam "uma chavinha" no cérebro, popularmente conhecida como piloto automático, e vão vivendo suas vidas sem perceber (e muito menos sentir) o MOMENTO PRESENTE que estão vivendo. Quer um exemplo básico? Vá até a praça e fique sentado no banco olhando as pessoas passarem por você: Quantas delas você consegue notar que estão realmente focadas em seus respectivos trajetos? Agora quantas delas estão ao celular, ou simplesmente com o olhar vazio pensando no futuro/passado, mas não ali realmente presentes? Ou então quando duas pessoas estão conversamos, mas na realidade não estão de fato se ouvindo?

É algo simples que esquecemos no dia-a-dia. Esquecemo-nos de nos conectarmos com nosso interior, para assim enxergamos o nosso exterior, entende? A tarefa parece simples, mas não é tanto assim. O exercício que passo para vocês é: Faça o caminho para o seu trabalho e observe o mundo que acontece a sua volta, e se possível anote em uma folha tudo o que viu, e principalmente, tudo o que sentiu. Isso é um ato de meditação, sabia? Meditar não é apenas ficar sentado em posição de lótus ao som de músicas tranquilas. Meditar é em essência estar concentrado no seu MOMENTO PRESENTE.
Meditação tem tudo a ver com nossa saúde mental. Faça esse exercício DIARIAMENTE e perceberá a qualidade de seu emocional se desenvolvendo a cada dia.
No próximo texto falarei sobre mais um comportamento simples que podemos somar na nossa rotina para assim termos nossa saúde mental fortalecida: o poder da GRATIDÃO.
"Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho."
Thich Nhat Hanh

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Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2021/02/04/um-tempo-para-si-mesmo/






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